Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

cropped-tunein-600x600.jpg
No comando: Musical Acácia

Das 00:00 as 17:00

mjijibj7_400x4001
No comando: Arrasta Pé

Das 17:00 as 19:00

1024px-a_voz_do_brasil_logo-svg1
No comando: Voz do Brasil

Das 19:00 as 20:00

capa-g
No comando: Rock Otaku

Das 20:00 as 22:00

635955559261025724-2141202295_fallinlove1
No comando: Acácia in Love

Das 22:00 as 23:59

Cobertura do Acampamento Farroupilha de Alvorada – por Valdemar Engroff

Compartilhe:
retrato-abertura

Buenas Gauchada de Alvorada, do Rio Grande e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo! O nosso Acampamento Farroupilha, que surgiu timidamente no primeiro ano do primeiro mandato, em 2005, do prefeito João Carlos Brum, surgiu de forma oficial, com a parceria dos CTGs acampando na Praça João Goulart em 2008. Portanto, este é o 10º Acampamento Sócrates Carvalho de Oliveira e a cavalgada da busca da Chama Crioula, este ano foi a vigésima, visto que a primeira em algum lugar histórico no nosso Estado (e até fora do Rio Grande) foi em 1998, na Fazenda Boqueirão, onde arde um fogão de chão, de forma permanente, por mais de duzentos anos, em São Sepé.

E a Rádio Comunitária Acácia FM, a primeira de Alvorada se fez presente mais uma vez com o nosso comunicador e âncora do Programa Gritos do Quero Quero – Valdemar Engroff, nos dias 12 e 13 de setembro, além da abertura oficial dos festejos farroupilhas, no dia 07 de setembro, conforme está registrado em chasque aqui divulgado, bastando clicar e abrir as porteiras: http://www.acaciafm.com.br/noticias/cobertura-radio-acacia-fm-abertura-dos-festejos-farroupilhas-por-valdemar-engroff/

No entanto, nosso comunicador traz um relato com retratos também dos dias que não esteve presente, onde colheu informações nas entidades tradicionalistas acampadas e envolvidas nas Rondas Crioulas, nos dias 08 a 11 de setembro.

Após a abertura oficial no dia 07 de setembro, iniciaram as rondas crioulas no dia 08 de setembro e coube ao CPF O Tempo e o Vento a primeira ronda, onde a prenda da entidade, a Bianca declamou um poema de Antônio Vicente da Fontoura; as suas invernadas mirim e juvenil, em integração dançaram a dança do pau de fita e no dia 09, ocorreu no galpão da entidade a palestra “70 anos da Chama Crioula”, proferida pela prenda estadual Natália Rodrigues. Os créditos para os retratos abaixo vão para o retratista Ogando Clovis da Rocha:

 

No dia 09 de setembro – sábado, a Ronda Crioula foi comandada pelo pioneiro do tradicionalismo de Alvorada, o CTG Campeiros do Sul. A Chama Crioula foi repassada para o patrão Natálio Eloi pelo patrão Daniel, do CPF O Tempo e o Vento. A entidade também guardou a Chama Crioula até as 20h30min do dia 10 de setembro. Abaixo retratos cujos créditos também vão para o retratista Ogando Clovis da Rocha:

 

E o espetáculo musical neste dia 09 de setembro, iniciando por volta das 22h, ficou a cargo do Grupo Os Potros do Sul, capitaneado pelos alvoradenses Vanda Clenner e Waldemar Rodrigues da Silva. E os créditos dos retratos abaixo vão para a retratista Vanda Clenner:

Na segunda-feira, dia 11, a ronda crioula foi organizada pelo CTG Tradição. No dia 12, o CTG, que estava guardando a Chama Crioula, cedeu uma centelha para o Piquete dos Vigilantes Comunitários, sediado na Praça dos Vigilantes, no bairro Porto Verde, na nossa cidade. Além disso, o CTG teve a visita dos Idosos do CRAS Americana e dos alunos do Colégio Monteiro Lobato.

Não teve Ronda Crioula no dia 10 de setembro – domingo. Mas as atrações deste dia ficaram por conta de um dia ensolarado e apropriado para lotar o acampamento. Às 14h aconteceram os jogos tradicionalistas (tetarfe) e às 19h, o espetáculo musical gauchesco capitaneado por Roger Moraes e Grupo Pátria Gaúcha. Os registros fotográficos são do retratista Ogando Clovis da Rocha, como segue:

A ronda crioula do CTG Amaranto Pereira aconteceu dia 12. A Chama Crioula foi entregue ao Patrão Rodrigo Machado e demais integrantes da patronagem pelos tradicionalistas do CTG Tradição. O Amaranto teve a bela iniciativa de inclusão social nesta ronda crioula, pois a entidade convidou a professora do Instituto Federal Cristina Laguna, intérprete de libras, transformando todo o cerimonial e apresentações artísticas em libras – a língua brasileira de sinais. E no dia 13, o galpão do Amaranto recepcionou alunos da Escola Monteiro Lobato. Abaixo, vídeos do cerimonial (Hino Tradicionalista, Hino de Alvorada e Hino Riograndense), que teve a efetiva participação da professora Cristina Laguna “interpretando por sinais”.

O nosso comunicador Valdemar Engroff também fez os registros fotográficos do cerimonial da Chama Crioula, como segue:

Dia 13 a ronda crioula foi organizada pelo CTG Chilena de Prata, com a participação da renomada declamadora gaúcha Liliana Cardoso e coube ao CTG Amaranto Pereira, na abertura do cerimonial efetuar o translado da Chama Crioula do seu galpão até o palco, sendo levada pelo Patrão Rodrigo Machado, passando a mesma às mãos da patroa Reovane Ribeiro. Os retratos abaixo também são do nosso comunicador Valdemar Engroff.

Registramos também que todas as Rondas Crioulas até aqui realizadas e as que serão realizadas até o próximo dia 18 de setembro foram e serão avaliadas pelos tradicionalistas Rosana Araújo e João Lima.

E assim, novamente a ZYU 395, Rádio Comunitária Acácia FM – a primeira de Alvorada fez a cobertura de um grande evento tradicionalista na Capital da Solidariedade, direto do 10º Acampamento Farroupilha Sócrates Carvalho de Oliveira, com a participação direta do nosso comunicador Valdemar Engroff, produtor e apresentador do Programa Gritos do Quero Quero, que vai ao ar todos os sábados, das 8 às 10h da manhã com a participação efetiva do menino especial Luigi Cerbaro.

Até a próxima oportunidade gauchada do Rio Grande e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo!

Deixe seu comentário:

Contribua!

Ajude a Rádio Acácia FM 87.9 a continuar com seu trabalho voluntário!
Aceitamos doações de quaisquer valores.
Clique abaixo - É seguro e fácil:

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
Nelson Lucas fabricio
sábado, dez 2. 2017 7:58 AM
Gostaria de saber o nome da música e cantor que acabou de tocar as 09:43hs
Vinicius
domingo, nov 26. 2017 11:38 AM
Vinicius
NEI Canteli
sexta-feira, nov 10. 2017 4:39 PM
(Correção )Em frente ao colégio êxito
NEI Canteli
sexta-feira, nov 10. 2017 4:38 PM
Convido a todos para a caminhada pela paz…. amanhã a partir das 8:00. .. eMuita frente a colégio êxito.
Jose Tadeu Maciel
sábado, nov 4. 2017 7:30 AM
Especial de primeira estes Gritos de Quero-quero.. Estamos aqui no Rio de Janeiro na escuta.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »

Apoiadores Culturais