Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

cropped-tunein-600x600.jpg
No comando: Musical Acácia

Das 00:00 as 17:00

mjijibj7_400x4001
No comando: Arrasta Pé

Das 17:00 as 19:00

1024px-a_voz_do_brasil_logo-svg1
No comando: Voz do Brasil

Das 19:00 as 20:00

capa-g
No comando: Rock Otaku

Das 20:00 as 22:00

635955559261025724-2141202295_fallinlove1
No comando: Acácia in Love

Das 22:00 as 23:59

Rádio Acácia FM presente no Acampamento Farroupilha de Alvorada – Parte 2

Compartilhe:
retrato-de-abertura
por Valdemar Engroff

Buenas Gauchada de Alvorada, do Rio Grande e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo!

A Rádio Comunitária Acácia FM, a primeira de Alvorada se fez presente mais uma vez com o nosso comunicador e âncora do Programa Gritos do Quero Quero – Valdemar Engroff, no dia 17 de setembro.

O Rio Grande do Sul estava com um setembro macanudo em termos de tempo: tempo bom e um calor de quase verão. No entanto, no dia 14 o tempo virou, e desandou em chover até a manhã deste domingo, dia 17. Portanto, os retratos dos dias 14, 15 e 16 são do retratista Ogando Clovis da Rocha, e é para ele que vão os devidos créditos. Então vamos aos fatos e acontecimentos:

1 – Na noite do dia 14 de setembro, deste 10º Acampamento Farroupilha Sócrates Carvalho de Oliveira, coube ao CTG Sentinelas do Pago recepcionar a Chama Crioula, que estava sendo guardada desde a noite anterior pelo CTG Chilena de Prata. E uma das atividades culturais no palco, além das Danças Tradicionais e outras apresentações nesta noite e no dia seguinte, no tablado, foi ensinar as crianças que geralmente não frequentam os CTGs, alguns passos de danças tradicionais.

 

 

 

 

2 – Neste segundo dia de chuva sem parar – dia 15 de setembro, o CTG Sentinelas do Pago fez o translado da Chama Crioula desde o seu galpão no Acampamento, para o cerimonial e realização da Ronda Crioula, do CTG Bento Gonçalves da Silva. Após o cerimonial e apresentações artísticas e culturais, o CTG ofereceu a todos um grande café campeiro. E como não teve Ronda Crioula no sábado dia 16 e nem no domingo dia 17, o CTG ficou com a Guarda da Chama Crioula até o dia 18, segunda-feira, quando a repassará, após o translado desde o seu galpão, para a realização da última Ronda Crioula deste ano no Acampamento, que será do CTG Amanhecer na Querência. No entanto, no domingo, a organização do evento fez um rodízio de em torno de duas horas para cada CTG acampado ficar com a guarda da Chama Crioula, para não sobrecarregar o CTG Bento Gonçalves da Silva.

 

 

 

 

3 – No sábado, dia 16 de setembro, a chuva não deu trégua. E o público foi reduzido, como nos dois dias anteriores. Então o retratista Ogando Clóvis da Rocha deu uma camperiada pelos galpões e fez os seus registros, a maioria deles envolvendo a gastronomia de galpão e também nesta noite teve o espetáculo musical gauchesco com Rogério Diniz, com costado dos integrantes do grupo musical do Nenê Vargas e Grupo Canto Sul.

4 – No domingo, dia 17 de setembro, o tempo continuou chovendo em toda manhã. Mas na parte da tarde o tempo mudou e lá foi a galope para o 10º Acampamento Sócrates Carvalho de Oliveira, em nossa cidade o nosso âncora do Programa Gritos do Quero Quero – Valdemar Engroff e por lá passou a tarde toda e fez os registros como segue:

A – A primeira palavra, o primeiro depoimento registrado em áudio foi o ex Subcoordenador Osimar de Oliveira Charão, mais conhecido por Lula de Alvorada, que teceu comentários sobre a sua trajetória dentro do Movimento Tradicionalista, na sua entidade, o CTG Amaranto Pereira, na Subcoordenadoria local e na Primeira Região Tradicionalista:

B – Em seguida O Valdemar colheu o depoimento de outro ex subcoordenador – Adair Rocha, que entrou para o Movimento Tradicionalista por intermédio do Curso de Danças de Fandango e em sua gestão como Subcoordenador, a Chama Crioula fui buscada nas Missões, em São Nicolau:

C – Faltava a palavra de um patrão de piquete. Então o Valdemar foi em busca de uma entidade que surgiu em 2016, o Piquete Pé de Amigo e registrou o depoimento do seu patrão Sandro Luciano:

Na parte da tarde tivemos tiro de laço vaca parada para as crianças no tablado principal e em seguida, o instrutor Ricardo Amaral, ex integrante dos quadros da Rádio Acácia FM comandou um curso de danças de fandango onde a maioria não era frequentador de galpões de CTG. Eis os vídeos registrados pelo Valdemar?

 

E alguns retratos:

 

 

 

E lá pelas 18h começou o primeiro fandango do dia, com o gaiteiro Nenê e Grupo Canto Sul. Eis os vídeos:

 

 

E alguns retratos:

 

 

 

O espetáculo musical deste dia mais esperado era do Grupo Fundo de Campo, do bairro Porto Verde da nossa cidade. Antes do Grupo subir no palco, o Valdemar trocou um dedo de prosa com o integrante do Grupo Alessandro Alves (violão e voz), onde teceu comentários a respeito da trajetória do grupo, com destaque para o lançamento neste mês de setembro, do segundo trabalho fonográfico.

Após, o grupo subiu no palco por volta da 20h e animou a gauchada que lotou o acampamento, onde o Valdemar efetuou alguns registros em vídeo:

 

 

 

E alguns retratos:

 

 

 

Novamente a ZYU 395, Rádio Comunitária Acácia FM – a primeira de Alvorada fez a cobertura de um grande evento tradicionalista na Capital da Solidariedade, direto do 10º Acampamento Farroupilha Sócrates Carvalho de Oliveira, com a participação direta do nosso comunicador Valdemar Engroff, produtor e apresentador do Programa Gritos do Quero Quero, que vai ao ar todos os sábados, das 8 às 10h da manhã com a participação efetiva do menino especial Luigi Cerbaro.

Até a próxima oportunidade gauchada do Rio Grande e de toda esta terra em redor que chamamos de mundo!

Deixe seu comentário:

Contribua!

Ajude a Rádio Acácia FM 87.9 a continuar com seu trabalho voluntário!
Aceitamos doações de quaisquer valores.
Clique abaixo - É seguro e fácil:

Mural de Recados

Deixe seu recado

Para deixar seu recado preencha os campos abaixo:

Para:  
E-mail não será publicado
(mas é usado para o avatar)
Nelson Lucas fabricio
sábado, dez 2. 2017 7:58 AM
Gostaria de saber o nome da música e cantor que acabou de tocar as 09:43hs
Vinicius
domingo, nov 26. 2017 11:38 AM
Vinicius
NEI Canteli
sexta-feira, nov 10. 2017 4:39 PM
(Correção )Em frente ao colégio êxito
NEI Canteli
sexta-feira, nov 10. 2017 4:38 PM
Convido a todos para a caminhada pela paz…. amanhã a partir das 8:00. .. eMuita frente a colégio êxito.
Jose Tadeu Maciel
sábado, nov 4. 2017 7:30 AM
Especial de primeira estes Gritos de Quero-quero.. Estamos aqui no Rio de Janeiro na escuta.

1 · 2 · 3 · 4 · 5 · »

Apoiadores Culturais